Programa de Pós-graduação em Fitopatologia comemora 40 anos

A Universidade Federal Rural de Pernambuco comemorou na tarde de 29 de Junho de 2017, no Salão Nobre do Campus de Dois Irmãos, os 40 anos do Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade. Na ocasião,  compuseram a Mesa Diretora os Drs. Marco Aurélio Gama (atual Coordenador do programa de Fitopatologia), William Severi (Coordenador dos Programas de Pós-Graduação da UFRPE), Maria Madalena Guerra (Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação), Mateus Rosas Filho (Diretor do Departamento de Agronomia) e Jorge Braz Torres (Coordenador do Programa de Entomologia Agrícola).

Nessa ocasião foram homenageados  os docentes que contirubuíram com a criação do programa e aqueles que hoje são responsáveis por garantir o bom desempenho dos Programas. Figuram entre os homenageados o Dr. Geraldo P. de Arruda (primeiro Vice-Coordenador do programa) e o Dr. Romero M. de Moura, fundador do programa,  que não podendo comparecer enviou uma ‘carta de saudação’ que foi lida ao público presente e cujo teor pode ser conferido neste PDF.

Com o intuito de informar os presentes sobre o histórico do programa, os Doutores Geraldo Arruda e Gilvan Robeiro realizaram apresentações emocionadas relatando fatos importantes do processo de criação e evolução das atividades acadêmicas.

O Programa de Pós-graduação em Fitopatologia tem origem como Programa de Pós-Graduação Stricto-sensu em Fitossanidade, no ano de 1976, com o curso de mestrado. Inicialmente localizado no prédio ao lado da reitoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco no Campus Dois Irmãos, no entanto alguns anos depois as atividade foram transferidas para o Edifício Otávio Gomes, em frente a Praça Farias Neves.

A equipe pioneira era formada pelos fitopatologistas: Gilvan Pio Ribeiro, Rildo Sartori Barbosa Coelho, José Nery da Silva Junior (In Memoriam), Maria Menezes, Rosa de Lima Ramos Mariano e José Luiz Bezerra; e pelos entomologistas: Geraldo Pereira de Arruda, Antônio Fernando de Souza Leão Veiga, José Vargas de Oliveira e Reginaldo Barros.

No ano de 1998, a UFRPE aprovou a criação do Curso de Doutorado em Fitopatologia  passando a funcionar em 1999 paralelamente ao Curso de Mestrado em Fitossanidade, curso único do PPGF. Em 2004, docentes do PPGF propuseram a criação do Programa de Pós-Graduação em Entomologia Agrícola (PPGEA), com os cursos de Mestrado e Doutorado e dois anos mais tarde, (2006), a UFRPE solicita à CAPES a alteração para: Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia, com os cursos de Mestrado e Doutorado.

A celebração dos 40 anos de Pós-Graduação na Área de Fitossanidade da UFRPE teve grande significado para todos que, de forma direta ou indireta, participaram, ao longo do tempo, dos seus desafios e vitórias.  Além do mais, foi uma oportunidade de vislumbrar as perspectivas em vistas dos seus objetivos e se fazer uma reflexão do nosso papel atual inerente às demandas da sociedade.