CLIFIPE

 

CLÍNICA FITOSSANITÁRIA DE PERNAMBUCO   (CLIFIPE)               

 

As doenças de plantas são um dos grandes entraves no desenvolvimento da agricultura, uma vez que se manifestam em pré e pós-colheita. A etiologia, identificação e estudos voltados a resistência de plantas a doenças são de grande importância para o desenvolvimento de medidas fitossanitárias, que aumentam a competitividade da agricultura brasileira de modo geral e dos polos de fruticultura irrigada do Nordeste em particular. As pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPGF priorizam as doenças de plantas de culturas economicamente estratégicas para o desenvolvimento da região, que se destaca como polo de produção de fruteiras tropicais e hortaliças e plantas tuberosas. Esses estudos estão inseridos em duas linhas de pesquisa do PPGF: “Biologia, ecologia e taxonomia de fitopatógenos” e “Epidemiologia e manejo de doenças de plantas”, áreas bastante ativas e com diversos artigos e pedidos de registro de patente gerados pelo Programa nos últimos anos. A excelência do presente projeto caracteriza-se pela consistência das propostas científicas. 

Nesse contexto, o PPGF tem mostrado uma produção intelectual de alta qualidade, mensurável nos currículos dos docentes, associada a capacitação dos discentes para o desenvolvimento de atividades técnico-científicas em instituições de ensino, pesquisa, extensão e fiscalização, além de empresas dos setores público e privado, nos níveis regional, nacional e internacional. O PPGF possui no seu quadro de docentes especialistas nas diversas áreas da fitopatologia, com grupos consolidados em pesquisas com fungos fitopatogênicos, fitobacteriologia, fitonematologia, fitovirologia, resistência de plantas a doenças e epidemiologia de doenças de plantas, áreas cuja proposta está inserida. A UFRPE conta com infraestrutura de casas de vegetação, laboratório de fitopatologia molecular e laboratórios de micologia, fitobacteriologia, fitovirologia e fitonematolologia, todos localizados no departamento de agronomia. A proposta tem grande caráter transformador frente ao ineditismo das pesquisas que serão desenvolvidas. De maneira geral, os projetos desenvolvidos no PPGF possibilitam uma visão mais ampla no manejo de doenças nos diferentes sistemas de manejo das culturas agronomicamente importantes, e refletem no estabelecimento de estratégias novas, mais eficientes e menor impacto ambiental.

O projeto “Clínica Fitossanitária: plataforma avançada de diagnóstico voltada ao setor agrícola do estado de Pernambuco (CLIFIPE, https://www.instagram.com/clifipe_ufrpe/)”, financiado pela FACEPE, teve como objetivos: i) implantar uma clínica fitossanitária de referência em diagnose de fitopatógenos e identificação de pragas em plantas para auxílio à produtores da região Nordeste; e ii) apoiar às atividades de pesquisa, ensino e extensão de modo a contribuir com o desenvolvimento da agricultura no estado de Pernambuco e demais estados brasileiros. A CLIFIPE, localizada na Área de Fitossanidade/Departamento de Agronomia da UFRPE, é coordenada por docentes dos programas de Pós-Graduação em Fitopatologia- PPGF e Entomologia-PPGE, com a participação de técnicos e discentes (graduação e pós-graduação).

clifipe-alunos

        

 

EXPOSIÇÕES

 

dia jardim-botanico

 

expo 2023