Prezados Fitopatologistas:

A seguir, divulgamos o acompanhamento de Empregabilidade dos Doutores Egressos do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia (PPGF) da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, até dezembro de 2020 (link disponível no fim da página).

O PPGF da UFRPE teve início em 1999 e a primeira tese foi defendida em 2002. Até dezembro de 2020 foram formados 132 doutores no PPGF da UFRPE.

Aproximadamente a metade dos nossos doutores egressos é professor (46,2%) em universidades (federais, estaduais e particulares) e institutos federais de educação e tecnologia.

A segunda principal atividade dos doutores egressos é como pesquisador (15,2%) em instituições federais, estaduais e privadas de pesquisa agropecuária.

Como fiscais agropecuários (federais e estaduais) atuam 3% dos egressos.

Em empresas privadas atuam 8,3% dos egressos.

Do total dos doutores egressos, 15,2% são bolsistas de pós-doutorado e a maioria com menos de 3 anos de conclusão do doutorado.

Dentre os doutores egressos, 12,1% não possui vínculo empregatício ou como bolsista, mas essa informação pode ser imprecisa devido a rápida absorção dos profissionais formados no PPGF da UFRPE pelo mercado de trabalho.

Portanto, é de 87,9% o nível de empregabilidade dos doutores egressos do PPGF da UFRPE, considerando os doutores com vínculo empregatício ou em ocupações empregatícias. Doutores sem vínculo não fazem parte do nível de empregabilidade acima.